Abordagens multifacetadas do ensino: investigações e experiências
Palavras-chave:
Ensino, Práticas de ensino, ProfessoresSinopse
A coletânea intitulada "Abordagens Multifacetadas do Ensino: Investigações e Experiências" envolve a reunião e conexão de capítulos diversos, criteriosamente selecionados, para o fomento do conhecimento crítico socioeducativo no que tange as searas do Ensino, Currículo e da Docência, pilares primordiais para o fomento de uma educação com qualidade. A partir das abordagens ropostas, tanto no cenário pátrio quanto estrangeiro, estima-se que os leitores, dos diversos ramos do saber científico, possam aprimorar os seus estudos e pesquisas nos variados campos do saber. O processo de ensino e aprendizagem projeta abordagens e narrativas amplas, mostrando os desafios e as necessidades em torno de sua aplicação em sala de aula. As ciências contribuem, significativamente, para a formação do pensamento crítico dos alunos e sua interação com a sociedade à qual pertencem, considerando-se as pluralidades culturais em seus respectivos ambientes escolares. Almeja-se, portanto, abordar sobre as potencialidades atreladas ao campo educacional através dos temas desenvolvidos.
Capítulos
-
Uma vivência no estágio docênciaproduções dos estudantes de pedagogia do ensino superior
-
Uso do terrário como prática pedagógica no ensino de ciências em uma escola pública de Parintins-AM
-
Atividades Investigativas no ensino de Ciências para a formação das capacidades do Pensamento Crítico na EJA em contexto de restrição e privação de liberdade
-
PIBID e concepções pedagógicasconstrução de estilo de pensamento a partir de debates coletivos e colaborativos
-
O professor-pesquisador-reflexivo na construção das interações afetivas no ensino de Física
-
A integração entre educação e saúde no ambiente escolarbreves reflexões sobre os processos de implantação e de implementação das ações do Programa Saúde na Escola no estado de Sergipe
-
Martinho Luteroanálise acerca de suas propostas pedagógicas
-
Potencialidades das questões sociocientíficas no ensino de ciências
-
Prática docente no ensino remoto emergencialrelato de experiência durante a pandemia da COVID-19
-
Reflexões sobre o ensino superior chileno pós-Pinochet
-
A resolução de problemas no ensino de Químicaelementos identificados a partir da Revisão Sistemática da Literatura (2012-2022)
-
Produção de texto no ensino fundamentalreflexões acerca do impacto da mediação docente
-
Materiais curriculares de matemática e o ensino de estatística
-
Aspectos da relação com o saber presentes na escolha do curso de matemáticauma análise de relatos de alunos no estágio supervisionado em ensino de matemática
-
Feminismos versus violências de gênero nas escolasabordagens e narrativas docentes
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.