ANAIS - I Congresso Brasileiro de Didática da Geografia: significados, elementos e o lugar da linguagem

Autores

Rosalvo Nobre Carneiro (ed)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
https://orcid.org/0000-0003-3468-5194

Palavras-chave:

Geografia, Didática, Anais, Ensino

Sinopse

O I Congresso Brasileiro de Didática da Geografia: significados, elementos e o lugar da linguagem é uma organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG), do Departamento de Geografia (DGE), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), e conta com o apoio do Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Sua realização parte da qualificação das relações institucionais do Mestrado em Ensino e do seu fortalecimento e melhoria.
O GEPEEG foi criado em 2012 para abordar a Geografia e a Educação Geográfica por meio das diversas teorias de Jürgen Habermas. A política e a democracia deliberativa, a ética do discurso, a teoria do conhecimento e, notadamente, a teoria do agir comunicativo.
Entre 2021-2022, durante o Pós-doutoramento na Universidade Federal do Piauí, o Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro se propôs a pensar a Didática da Geografia: o período técnico-científico-informacional e a virada linguística, o que motivou o GEPEEG a discutir a Didática da Geografia, especialmente em sua matriz brasileira.

ISBN: 978-65-5421-213-7 - E-book em pdf
ISBN: 978-65-5421-212-0 - papel

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE); Bolsista de Produtividade da UERN desde 12/2024; Coordenador do Projeto NÓS PROPOMOS! UERN Pau dos Ferros/Alto Oeste Potiguar; Pesquisador do Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artes Latino Americanas (Rede OPPALA); Avaliador do Basis/INEP Perfil Institucional desde 2019; Membro da Comissão de Pós-Graduação Latosensu (CPPLS). Fui Professor efetivo da Educação Básica em São
Bento-PB (2001-2007); Coordenador de Curso de Geografia (2010-2011e 2016-2018); Membro Titular da Comissão de Extensão (2012-2012); Membro Titular do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2012-2014); Assessor da PROPEG para os Campi e periódicos (2013-2014); Bolsista de Produtividade da UERN (2014-2016); Vice coordenador do Programa de Pós-graudação em Ciências Sociais e Humanas (PPGISH) (2013-215); Coordenador de área do Projeto Pibid Geografia (2018-2020 e 2020-2022); Meus estudos são centrados no pensamento de Jurgen Habermas no campo da Geografia e da Educação Geográfica. Tenho me aprofundando nos de pesquisa:
Didática da Geografia e Linguagem; Geografia Escolar do Mundo da Vida e Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais; Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado; Curriculo, Cultura e Identidade Docente Pós-convencional.

Capa Anais Congresso Brasileiro de didática da Geografia

Downloads

Publicado

1 março 2025
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.