ERRD PB: Curso formação de mediadores em educação para redução de riscos de desastres no estado da Paraíba

Autores

Marcelo de Oliveira Moura, Universidade Federal da Paraíba; Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba; Daisy Beserra Lucena, Universidade Federal da Paraíba; Christianne Maria da Silva Moura, Universidade Federal da Paraíba; Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira; Vanda de Claudino-Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú; Sandro Marinho da Silva, Defesa Civil do Recife; Saulo Roberto de Oliveira Vital, Universidade Federal da Paraíba; Juliana Maria Oliveira Silva, Universidade Regional do Cariri; José Lidemberg de Sousa Lopes, Universidade Estadual de Alagoas; Antônia Carlos da Silva, Universidade Regional do Cariri; João Luís Sampaio Olímpio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Filippi Emmanuel Sobral; Gabriel Gomes da Silva

Palavras-chave:

Educação, Prevenção, Desastre

Sinopse

A principal meta do Curso ERRD PB é de fomentar estratégias para a promoção e ampliação da cultura em ERRD no estado da Paraíba, através da interação/mediação dialógica com os(as) educadores(as) atuantes no ensino médio de escolas públicas situadas em municípios paraibanos com elevado grau de riscos de desastres ambientais. Diante disso, o conteúdo deste fascículo é introdutório ao Curso ERRD PB e tem como objetivo contextualizar o tema frente aos riscos de desastres ambientais. Entre os principais problemas de ordem ambiental e socioeconômica na Paraíba, aqui denominados de problemas socioambientais, destacam-se o expressivo número de registros de desastres ambientais.

O estado da Paraíba apresenta 77,1% do seu território inserido na região Semiárida, tendo uma predisposição do meio natural à ocorrência de eventos climáticos extremos, em especial, os oriundos das anomalias negativas da precipitação (PARAÍBA, 2018).

Segundo os dados oficiais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Paraíba se destaca no ranking nacional e regional por registrar um expressivo número de reconhecimentos de desastres ambientais, predominantemente, desastres climáticos (estiagem e seca) e hidrometeorológicos (inundações), que denominamos de desastres hidroclimáticos. Foram esses registros, além de outros, que motivaram a realização do Curso ERRD PB.

Então professor(a), acreditamos que a sua participação para a mitigação/gestão dessa problemática socioambiental, juntamente com os seus alunos e de sua comunidade escolar, ou melhor, a partir de sua mediação como educador(a), você poderá ter um papel transformador dessa realidade.

Que juntos possamos romper com a racionalidade impressa na resposta/recuperação dos desastres ambientais (foco nos desastres), para com isso avançarmos na ampliação de uma cultura de gestão dos riscos dos desastres (foco na gestão do risco), isto é, na promoção de uma cultura em ERRD!

ISBN: 978-85-67960-94-4 (Coleção) – e-book em pdf

Fascículo 1
ISBN: 978-85-67960-95-1
Doi: 10.35260/67960951-2022

Fascículo 2
ISBN: 978-85-67960-96-8
Doi: 10.35260/67960968-2022

Fascículo 3
ISBN: 978-85-67960-97-5
Doi: 10.35260/67960975-2022

Fascículo 4
ISBN: 978-85-67960-98-2
Doi: 10.35260/67960982-2022

Fascículo 5
ISBN: 978-85-67960-99-9
Doi: 10.35260/67960999-2022

Fascículo 6
ISBN: 978-65-5421-000-3
Doi: 10.35260/54210003-2022

Fascículo 7
ISBN: 978-65-5421-001-0
Doi: 10.35260/54210010-2022

Fascículo 8
ISBN: 978-65-5421-002-7
Doi: 10.35260/54210027-2022

Fascículo 9
ISBN: 978-65-5421-003-4
Doi: 10.35260/54210034-2022

Fascículo 10
ISBN: 978-65-5421-004-1
Doi: 10.35260/54210041-2022

Capítulos

  • Fascículo 1
    Contextualizações iniciais em Educação para Redução de Riscos de Desastres no Estado da Paraíba
    Marcelo de Oliveira Moura, Camila Cunico
  • Fascículo 2
    Vulnerabilidade socioambiental, riscos e os desastres ambientais: cenários para o estado da Paraíba
    Camila Cunico, Daisy Beserra Lucena
  • Fascículo 3
    Aspectos da realidade ambiental e hidroclimática da Paraíba
    Marcelo de Oliveira Moura, Christianne Maria da Silva Moura
  • Fascículo 4
    Os objetivos do desenvolvimento sustentável (agenda 2030) sob a perspectiva da problemática dos riscos e dos desastres ambientais
    Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira
  • Fascículo 5
    Mudanças climáticas e ambientais globais
    Vanda de Claudino-Sales
  • Fascículo 6
    Proteção e defesa civil: histórico, marcos legais e ações
    Marcelo de Oliveira Moura, Sandro Marinho da Silva, Saulo Roberto de Oliveira Vital
  • Fascículo 7
    Experiências em ERRD em espaços escolares e comunitários
    Marcelo de Oliveira Moura, Juliana Maria Oliveira Silva, José Lidemberg de Sousa Lopes
  • Fascículo 8
    ERRD no ambiente escolar: currículo, ações e possibilidades pedagógicas transversais
    Antônia Carlos da Silva
  • Fascículo 9
    Estratégias para práticas formativas em ERRD no espaço escolar
    Marcelo de Oliveira Moura, Filippi Emmanuel Sobral, Gabriel Gomes da Silva
  • Fascículo 10
    Roteiro para planejamento de propostas em ERRD no espaço escolar
    João Luís Sampaio Olímpio

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Biografia do Autor

Marcelo de Oliveira Moura, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da UFPB. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0003-4884-6534
Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR. Professora Adjunta do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (DGEOC-UFPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB. Integrante do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0001-9930-1951

 
Daisy Beserra Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Meteorologia pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFPB. Doutora em Meteorologia pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Associada do Departamento de Geociências (DGEOC -UFPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Vice- -líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB. Integrante do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0002-1645-9743

 
Christianne Maria da Silva Moura, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora e Mestra em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Geociências (DGEOC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Espaços Costeiros (GEPEC) da UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0002-7907-4074

Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira

Professor de Geografia. Doutorando no Programa de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Desenvolvimento Regional. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPR. Possui relevante experiência em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atualmente é pesquisador sobre as alterações climáticas e sustentabilidade. Também com atuação de voluntariado em disseminação da ciência e formação de multiplicadores em Educação Ambiental.

https://orcid.org/0000-0003-2421-4583

Vanda de Claudino-Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharela em Geografia pela Universidade de Brasília. Especialista em Geologia Costeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo. Doutora em Geografia Ambiental pela Université ParisSorbonne. Pós-doutorado em Geomorfologia Costeira na Universidade da Flórida (EUA). Professora aposentada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Foi professora visitante na Universidade da Flórida, na Universidade Paris-Sorbonne e no Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. É vice-presidente regional da Fundação Americana de Pesquisa Costeira. Pesquisadora Desenvolvimento Regional Nível A do CNPq junto a Universidade Estadual Vale do Acaraú. É Editora-chefe da William Morris Davis - Revista de Geomorfologia. É ambientalista pela preservação do meio ambiente no estado do Ceará por mais de 40 anos.

https://orcid.org/0000-0002-9252-0729

Sandro Marinho da Silva, Defesa Civil do Recife

Chefe da Divisão Técnica da Defesa Civil do Recife. Coordenador da sala de monitoramento da Secretaria Executiva de Defesa Civil (SEDEC) de Recife. Membro técnico do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT/UFPB). Instrutor de primeiros socorros pelo Programa de Ensino e Pesquisa em Emergência, Acidentes e Violências (PEPEAV) da UPE. É instrutor colaborador do Núcleo de Ações Preventivas (NAP) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CB-MPE), com ênfase em primeiros socorros, combate a princípio de incêndio e evacuação de área. Graduando em Geografia pela Faculdade Católica Paulista (Polo Recife).

https://orcid.org/0000-0002-4310-6089

Saulo Roberto de Oliveira Vital, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor e Mestre em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de Geociências da UFPB. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (GEOCERES) e Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (GEOPROF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT UFPB) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0002-2028-0033

Juliana Maria Oliveira Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Professora do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO/URCA). Coordenadora do Laboratório de Análise Geoambiental (LAGEO) da URCA. Bolsista produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e a Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0003-0463-2809

José Lidemberg de Sousa Lopes, Universidade Estadual de Alagoas

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Professor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus V de Zumbi dos Palmares. Professor do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) da UNEAL. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidade Socioambiental (LEVSA) da UNEAL. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0003-1295-2124

Antônia Carlos da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Grupo de Estudo e Trabalho em Ensino de Geografia (GESTEGEO) da URCA. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB e do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da UFPB.

https://orcid.org/0000-0002-6367-3873

João Luís Sampaio Olímpio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor e Mestre em Geografia ela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Dinâmica Ambiental e Territorial. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFCE). Foi analista ambiental na iniciativa privada (2012-2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foi coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente (2019-2021). É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Integrados em Geografia Ambiental, Geodiversidade e Geoinformação (NIGEO).

https://orcid.org/0000-0002-7152-1968

Filippi Emmanuel Sobral

Graduando do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro discente do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB. Aluno bolsista de Extensão - Edital PROBEXUFPB (2021-2022).

https://orcid.org/0000-0001-7819-9820

Gabriel Gomes da Silva

Graduando do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro discente do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) da UFPB. Aluno bolsita PIBIC/CNPq (2021-2022).

https://orcid.org/0000-0002-3552-1266

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Publicado

janeiro 1, 2022
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