Ensinar com História pública: desafios, temas e experiências

Autores

Sônia Meneses (ed)
Universidade Regional do Cariri (URCA)
https://orcid.org/0000-0001-5099-0530
Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley (ed)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
https://orcid.org/0000-0002-6976-1882
Rosilene Alves Melo (ed)
Universidade Regional do Cariri (URCA)
https://orcid.org/0000-0002-6675-8741

Palavras-chave:

Ensino de História, História, Ensino, História pública

Sinopse

Nos últimos anos, os debates em torno da história pública têm se tornado um dos temas mais procurados entre historiadores, professores e profissionais de áreas afins que passaram a perceber a forte presença de demandas e narrativas históricas em nossa cena pública. Em um momento marcado por negacionismos diversos, especialmente, sobre temas históricos, a reflexão sobre as dimensões públicas da história assumiu um papel fundamental em nossos dias.

O que os textos apresentados nesta obra demonstram é a necessidade de ir além do historiográfico e descobrir no espaço público o histórico. Se o primeiro continua a ser uma ferramenta fundamental de reflexão, o último recoloca a práxis do profissional de História no mundo real, onde a vida se reinventa todos os dias.

ISBN: 978-65-5421-041-6 - e-book em pdf
ISBN: 978-65-5421-040-9 - papel

Capítulos

  • “Seria isso fazer história pública?”:
    ações e reflexões docentes na constru- ção de um ensino democrático
    Marta Gouveia de Oliveira Rovai
  • O significado da Educação Histórica brasileira e sua relação com a função pública da Didática da História
    Marcelo Fronza
  • História Pública e Ensino de História no Brasil (2010-2020)
    Itamar Freitas de Oliveira, Jane Derarovele Semeao e Silva
  • As coisas estão no mundo... só que eu preciso aprender:
    aprendizado histórico e história pública
    Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
  • Ditadura, comportamento e vida cotidiana no Brasil:
    possibilidades para o ensino de História em tempos de negacionismo
    Ana Rita Fonteles Duarte
  • Negacionismo da ditadura, história pública e ensino de história
    Caroline Silveira Bauer
  • As dimensões da História Antiga na História Pública:
    a Antiguidade e seus públicos no Brasil
    Guilherme Gomes Moerbeck, Thais Rocha da Silva
  • A educação história e os desafios da cena pública:
    ditaduras militares no Brasil e Argentina nas redes sociodigitais 2010-2018
    Sônia Meneses
  • Oficinas da memória:
    o encontro com a História Pública na TI Arara de Cachoeira Seca
    Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus, Milton Roberto Monteiro Ribeiro, Marcus Vinícius de Oliveira
  • Pandemia de lives:
    ensino remoto, mídias digitais e História Pública
    Aryana Lima Costa, Jocelito Zalla
  • BaObAH:
    uma base de dados para o ensino de História no ciberespaço
    Vanessa Spinosa
  • O panteão da pátria na escola:
    o culto cívico aos heróis e efemérides no ensino de história
    José Ricardo Oriá Fernandes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Meneses, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo-USP; Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora associada da Universidade Regional do Cariri/URCA, sendo atualmente coordenadora do Mestrado ProfHistória da mesma instituição. É bolsista Produtividade do CNPQ. Tem como áreas de atuação: História do Tempo Presente, História e Mídia, História Pública, Teoria da História, Ensino de História, Brasil Contemporâneo, Amé- rica Latina, especialmente, ditaduras e memórias públicas, Imprensa. Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em História-ProfHistória-URCA.

https://orcid.org/0000-0001-5099-0530

Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, didática da história, histó- ria pública, história social da Tv no Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-6976-1882

Rosilene Alves Melo, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (2020). Professora da área de Teoria da História no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande (campus de Cajazeiras). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Professora colaboradora do Mestrado Profissional em História da Universidade Regional do Cariri (ProfHistória/URCA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura (UFCG). Membro do Núcleo de Imagem, História e Memória (URCA), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria e Metodologia da História (UFCG) e do Grupo de Estudos Palavras, Imagens e Sons dos Folhetos de Cordel no Brasil (USP).

https://orcid.org/0000-0002-6675-8741

Juniele Rabêlo de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e nos Cursos de Graduação. Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado em 2011 na UFMG e, em 2020, na University of California, UC Berkeley (Professora Visitante - Print/Capes; com período final de atividades na UFRGS). Pesquisadora integrante da equipe de coordenação do “Laboratório de História Oral e Imagem” (LABHOI-UFF). Atua na interface: história oral; história pública; trajetórias de vida; movimentos sociais; corpo-história; resistências libertárias e tempo presente. Integra o coletivo autogestionado de história pública @debatespublicosnahistoria (pesquisa, ensino, extensão e divulgação).

https://orcid.org/0000-0001-9468-9192

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É professora colaboradora da Pós-Graduação do Diversitas, na Universidade de São Paulo (USP) e professora convidada do Mestrado da Universidade de Montes Claros (Unimontes-MG). Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atuou em oficinas e formação de professores de escola pública. É autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, História Pública, rela- ções de gênero, raça e sexualidade, educação e direitos humanos.

https://orcid.org/0000-0003-0769-0748

Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor de prática do ensino de história do quadro permanente do Departamento de História da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Cuiabá. É professor permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História/PROFHISTÓRIA/UFMT e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Possui mestrado em educação pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Educação na mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em no campo de pesquisa Educação Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, teoria e filosofia da história, formação continuada de professores de História, conceitos historiográficos, histórias em quadrinhos, narrativas visuais, aprendizagem histórica e conceitos históricos dos alunos.

https://orcid.org/0000-0002-4512-7027

Itamar Freitas de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGH/UnB-2014). É professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História (UFS), membro da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS), editor executivo da revista “Crítica Historiográfica” (ISSN 2764-2666) e coeditor do blog “Resenha Crítica” (ISSN 2764-0302). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Teoria e Metodologia da História, foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

https://orcid.org/0000-0002-2226-2015

Jane Derarovele Semeao e Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória (URCA). Possui Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Especialização em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Graduação em História pela mesma universidade. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Pesquisa em História Cultural (LAPEHC). Tem experiência na área de história, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, História das Mulheres, Ensino de História, História e Natureza.

https://orcid.org/0000-0001-6804-1640

Ana Rita Fonteles Duarte, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra disciplinas nas áreas de Teoria da História e Prática de Ensino na graduação. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em História - ProfHistória (UFC ). Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora em História Cultural pela UFSC e mestra em História Social pela UFC, possui graduação em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de História e gênero, história das mulheres, gênero e comportamento na ditadura civil-militar no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), na UFC.

https://orcid.org/0000-0002-2469-6044

Caroline Silveira Bauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Mon Contemporàni pela Universitat de Barcelona. Historiadora (77/ RS) e professora do Departamento de História da UFRGS, do Programa de Pós-graduação em História da UFRGS e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). É bolsista Produtividade do CNPQ. Atualmente, coordena o ProfHistória - Núcleo UFRGS. Integra o Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (Luppa). Pesquisa as ditaduras de segurança nacional do Cone Sul e temáticas correlatas, representação de passados traumáticos, políticas de memória, os usos políticos e públicos do passado e a educação em direitos humanos. Desenvolve iniciativas de divulgação histórica e extensão universitária, estabelecendo relações entre a história digital, a histó- ria pública e as ferramentas e práticas das humanidades digitais.

https://orcid.org/0000-0001-9753-2078

Guilherme Gomes Moerbeck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto da área Teoria, Historiografia e Ensino de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como do ProfHistória e PPGH ambos na UERJ. É Licenciado em História (2004); mestre (2007) e doutor (2013) em História Antiga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em Ensino de História na FGV-Rio (2015) ; em Arqueologia Clássica no Museu de Arqueologia e Etnologia (USP 2019) e em Educação na Université du Québec à Montréal (UQÀM ? 2021). Trabalhou durante 14 anos no ensino fundamental e foi destaque no Prêmio Professores do Brasil em 2018.

https://orcid.org/0000-0001-6309-433X

Thais Rocha da Silva

Doutora em Egiptologia pela Universidade de Oxford, Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (2001), Mestra em Estudos Árabes pelo Departamento de Letras Orientais da mesma Universidade (2013). Tem experiência nas áreas de História Antiga e Arqueologia, com ênfase nos estudos sobre Antiguidade Oriental, pesquisando principalmente o espaço doméstico e suas transformações no Egito Antigo no período do Reino Novo. Temas de interesse e atuação: arqueologia da casa, domesticidade, cultura material, arqueologia da paisagem (sobretudo em assentamentos urbanos no Egito), arqueologia das comunidades, história dos sentidos, estudos de gênero, orientalismo, história da Egiptologia.

https://orcid.org/0000-0003-0616-1924

Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós- -doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora titular do Departamento de História, pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, desde 1992, do CNPq desde 1996 e Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2013, Pesquisadora Visitante, Cátedra Celso Furtado, St. Johns College, Universidade de Cambridge (2018). Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história, é autora do livro “Poses e Flagrantes: ensaios sobre História e fotografias” (Eduff, 2008) e organizadora da obra “Fotograficamente Rio, a cidade e seus temas” (FAPERJ/PPGH/LABHOI, 2016).

Milton Roberto Monteiro Ribeiro

É doutor em antropologia pela École des hautesétudes en sciences sociales (EHESS) e mestre em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB). Um dos fundadores da ÁGIL Fotojornalismo (Brasília, 1980), ganhou o Prêmio VITAE (1990), o X Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional de Artes (1998), o Prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (Prêmio Especial do Júri - 2002), o Prêmio Ori 2007 da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Prêmio Orilaxé 2009 do Grupo Cultural AFROREGGAE.

Marcus Vinícius de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Marcus Vinicius de Oliveira é doutorando no Programa de Pós-graduação em História/UFF, professor da educação básica de ensino e membro do Laboratório de História Oral e Imagem/UFF e da rede de Historiadorxs Negrxs. Autor do livro “À sombra do colonialismo: Fotografia, circulação e projeto colonial português (1930-1951)” da editora Letra & Voz (2021).

https://orcid.org/0000-0001-7529-0143

Aryana Lima Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em História - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em Formação do profissional de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, currículo, história do ensino de História e estágio supervisionado. É professora no ProfHistória/UERN e coordenadora de área do PIBID/História na UERN.

Jocelito Zalla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio-sanduíche na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV). Licenciado, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Professor do programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Autor de “O centauro e a pena: Barbosa Lessa e a invenção das tradições gaúchas” (Editora da UFRGS, 2018), pesquisa vencedora do Prêmio Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular, do IPHAN. Tem experiência de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República e História Cultura, historiografia, memória e usos do passado; tradições e cultura popular; história dos intelectuais.

https://orcid.org/0000-0003-2614-0581

Vanessa Spinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em História pela Universidade de Salamanca (2016). Atualmente é professora do departamento de História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História e Diretora do Museu do Seridó (Caicó/UFRN). Na área de ensino, tem interesse nas práticas docentes nos ensinos básico e superior, no uso de tecnologias digitais e interdisciplinaridade. Tem experiência na área de História Social do Brasil, com ênfase em fontes jurídicas e estudos sobre História e Direito. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Império, História da família, História social do Direito e da Criminalidade, Ensino de História e Mídias Digitais.

https://orcid.org/0000-0003-1736-4110

José Ricardo Oriá Fernandes, Câmara dos Deputados

Possui licenciatura plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (1983), graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009), especialista em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona-Espanha (2013). Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Histó- ria da Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é consultor legislativo da área de educação e cultura- Câmara dos Deputados. Possui Registro Profissional de Historiador (00034/DF) e de Advogado (OAB-CE nº. 6.892).

Capa livro Ensinar com História pública: desafios, temas e experiências

Downloads

Publicado

1 novembro 2022
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.