História do Brasil em aulas performáticas: Império e República

Autores

Carlos Augusto Pereira dos Santos (ed)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0002-1734-9677

Palavras-chave:

História do Brasil, História, Didática, Educação

Sinopse

Durante uma aula caindo para o monótono, quando o monólogo já durava mais de quinze minutos, desafiei os alunos a saírem daquela pasmaceira. Mal sabiam eles que aquele ato, subitamente, de alguma forma, era fruto da reflexão de mais de uma década de labor acadêmico sem maiores sentidos. Eu também estava querendo sair da pasmaceira. Naquele instante, todos fomos tomados pelo inopinado do desafio de sairmos da letargia que nos acometia naquele semestre (2011.1). E qual seria a mágica para que a ementa de Historiografia Brasileira ganhasse sentido e vida para nós? Após algum tempo analisando algumas sugestões, propus escrevermos um livro sobre os memorialistas locais de cada município de origem dos alunos daquela turma.

Capítulos

  • Da sala de aula ao livro –
    o prazer da publicação compartilhada
    Carlos Augusto Pereira dos Santos
  • O Brasil Império em Sala de Aula Ensino e Teatro
    Everton Pinto Lino, Levi Morais Timbó
  • Liberdade na Rua do Ouvidor:
    uma análise a partir do livro Brasil Imperial
    Joycielle Araújo Oliveira, Gizele Lima dos Santos
  • O Segundo Reinado em diversos olhares do ensino:
    o Brasil preparado para Dom Pedro Segundo
    Francisca Milane Ferreira Pinto, Ícaro Janderson Linhares
  • Revoltas durante o Segundo Reinado no sertão do Crato:
    metodologias ativas no ensino de história por meio de performances
    Felipe Gurgel Fernandes Bernardo, Gabriela dos Santos Albuquerque
  • A Revolta da Vacina (1904) e o projeto de modernização do Rio de Janeiro:
    as dificuldades do Ensino de História em tempos de negacionismo científico
    Ana Cássia de Sousa Carneiro, Andressa Sâmela Mendes Aragão
  • A Primeira fase republicana:
    Movimentos religiosos populares no Brasil
    Francisco Denilson Caixeiro da Luz, Lara Malheiro Fernandes
  • Conhecendo o MST através da educação:
    relato de uma aula sobre educação do campo
    Samyr Silveira Dourado, Suellen Maria Félix da Silva
  • “Ele achava que tinha que ser pela via pacífica e eu, pela luta armada, na lei ou na marra”:
    Ligas Camponesas, gênero e o ensino de história
    Nicole Santana de Freitas, Ryan Farias Jorge
  • Identidade coletiva nacional:
    o samba e o futebol como construtores da identidade brasileira
    Andressa Maria Carvalho Alves, Pablo Rocha Sampaio Carneiro, Rodolfo Lincoln França de Vasconcelos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Pereira dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Graduado em Estudos Sociais e História pela UVA (1990 e 2015). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000) e Doutor em História do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2008), pós-doutor em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC/UFRJ (2016). Autor de vários livros sobre história local, especialmente nas temáticas do cotidiano, cultura, história do trabalho e trabalhadores. É membro do Coletivo de Historiadores de Camocim.

https://orcid.org/0000-0002-1734-9677

Everton Pinto Lino

Graduando em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Levi Morais Timbó

Graduando em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Joycielle Araújo Oliveira

Graduanda do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú. UVA. Sobral-CE.

Francisca Milane Ferreira Pinto

Graduanda do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

Ícaro Janderson Linhares

Graduando do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

Felipe Gurgel Fernandes Bernardo

Graduando em História na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

Gabriela dos Santos Albuquerque

Graduanda em História na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

Ana Cássia de Sousa Carneiro

Graduanda do Curso de História da Universidade estadual Vale do Acaraú - UVA.

Andressa Sâmela Mendes Aragão

Graduanda do Curso de História da Universidade estadual Vale do Acaraú - UVA.

Francisco Denilson Caixeiro da Luz

Graduando em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Lara Malheiro Fernandes

Graduanda em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Samyr Silveira Dourado

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Suellen Maria Félix da Silva

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Nicole Santana de Freitas

Graduanda em História/Licenciatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

Ryan Farias Jorge

Graduando em m História/Licenciatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

Andressa Maria Carvalho Alves

Graduanda em História – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. (UVA). Sobral-CE.

Pablo Rocha Sampaio Carneiro

Graduando em História – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. UVA). Sobral-CE.

Rodolfo Lincoln França de Vasconcelos

Graduando em História – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. UVA). Sobral-CE.

Gizele Lima dos Santos

Graduanda do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú. UVA. Sobral-CE.

Capa História do Brasil em aulas performáticas

Downloads

Publicado

1 outubro 2024
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.