Tecnologias sociais e práticas agroecológicas no semiárido potiguar
Palavras-chave:
Ecologia e produção agrícola, Desenvolvimento comunitário, Tecnologias sociais, Práticas agrícolas sustentáveisSinopse
Esta cartilha apresenta resultados do projeto de extensão “Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar”, realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (SEMIAR) em parceria com a Cáritas Diocesana de Caicó.
Em agosto de 2024, foram visitadas as experiências de transição agroecológica de 10 grupos de mulheres camponesas localizadas em distintas comunidades dos municípios de Lagoa Nova e Bodó, no interior do Rio Grande do Norte.
As mulheres de tais grupos foram contempladas com tecnologias sociais familiares e coletivas implementadas pela Cáritas, de modo a contribuir com a diversificação produtiva, a segurança alimentar e a geração de renda.
Dentre essas tecnologias, destacam-se canteiros econômicos, bioáguas e biodigestores, que favorecem a produção coletiva de hortas agroecológicas, refletindo a potencialidade da agroecologia na promoção de melhores condições de vida para as mulheres e suas famílias, fortalecendo a Convivência com o Semiárido.
Durante as visitas realizadas nas comunidades, as mulheres foram questionadas acerca da importância das tecnologias sociais em suas vidas e das práticas de manejo agroecológicas, de modo que seus relatos foram selecionados e compõem a presente cartilha.
Além dos relatos das mulheres, a cartilha também apresenta fotografias que evidenciam o cotidiano do manejo agroecológico e o uso das tecnologias sociais difundidas pela Cáritas nas comunidades do Semiárido Potiguar.
ISBN: 978-65-5421-240-3 - papel
ISBN: 978-65-5421-241-0 - E-book em pdf
Downloads

Downloads
Publicado
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.