GEODOC Publicações: dissertações e supervisões concluídas no quadriênio 2021-2024

Autores

Raimundo Lenilde de Araújo (ed)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
https://orcid.org/0000-0002-5491-0996

Palavras-chave:

Geografia, Dissertações, Supervisões acadêmicas, Grupos de pesquisa, Produção científica

Sinopse

O GEODOC é Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo, criado em 2013, e que se consolidou no Brasil nessas áreas. Os estudos publicados nesse livro revelam a maturidade dos seus pesquisadores, incluindo os professores, graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Constituir-se como um grupo coeso e engajado não é algo comum a muitos grupos de pesquisadores no Brasil; o GEODOC, do qual também participo, tem essa característica de grupo integrado e produtivo.

ISBN: 978-65-5421-236-6 - papel
ISBN: 978-65-5421-237-3 - E-book em pdf

Capítulos

  • Prefácio
    Rosalvo Nobre Carneiro
  • A prática docente no ensino de Geografia por meio dos recursos didáticos digitais
    Jozemilia de Jesus dos Santos Menezes, Rosalvo Nobre Carneiro, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Reorganização da rede de transporte coletivo urbano por ônibus pelo sistema Inthegra
    os reflexos na mobilidade urbana dos usuários em Teresina-PI
    Raimundo Gerson de Sousa Silva, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Ensino e aprendizagem em Geografia e as geotecnologias
    Luciano Mascarenhas da Silva Sousa, Raimundo Lenilde de Araújo , Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque
  • Geossistema, território e paisagem
    o caso do Bioparque Zoobotânico em Teresina-PI
    Valdinar Pereira do Nascimento Junior, Cláudia Maria Saboia de Aquino, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Espaço urbano, estado e feminicídio
    o estudo e análise das ocorrências em Teresina-PI, entre 2015 e 2020
    Thayssa Sthefany Sousa Saraiva, Raimundo Lenilde de Araújo
  • A construção do raciocínio geográfico na educação básica
    Maria Cícera da Silva Costa, Raimundo Lenilde de Araújo , Maria Francineila Pinheiro dos Santos
  • Lado consertado e lado estragado da paisagem
    interpretações e ensino de Geografia por meio do desenho e da fotografia nos anos iniciais
    Francisca Djalma Pereira Rodrigues e Silva, Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Caracterização teórico-metodológica do Projeto Nós Propomos!
    cidadania e inovação na educação geográfica
    Miguel da Silva Neto, Sérgio Claudino Loureiro Nunes, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Uso de histórias em quadrinhos (HQ’s) no desenvolvimento da educação ambiental no ensino de Geografia
    indicações e caminhos
    João Rafael Rego dos Santos, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Avaliação de Geografia em escolas de tempo integral no Piauí
    desafios e possibilidades
    Francisco José da Silva Santos, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Temáticas físico-naturais na Geografia escolar
    um olhar para o relevo no livro didático
    Eduardo Rafael Franco da Silva, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Didática da Geografia progressiva
    sentidos, racionalidade e linguagem
    Rosalvo Nobre Carneiro, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Região integrada de desenvolvimento da grande Teresina
    integração e desenvolvimento para quem?
    Juscelino Gomes Lima, Raimundo Lenilde de Araújo

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Biografia do Autor

Raimundo Lenilde de Araújo , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). Professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Curso de Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia.

http://lattes.cnpq.br/7741473553613369

Cláudia Maria Saboia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente, é professora Associada III da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É líder do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena, juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares, o Grupo de Pesquisa Geografia Física. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Geografia Física Geodiversidade, Geopatrimônio, bacia hidrográfica, desertificação, planejamento ambiental, problemática ambiental, dentre outros), Ensino de Geografia Física e Geografia, ambiente e turismo.

http://lattes.cnpq.br/0090245396610980

Eduardo Rafael Franco da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2018), Mestre em Geografia (UFPI/2021). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, recurso didático, maquete, livro didático, educação ambiental e espaço urbano.

http://lattes.cnpq.br/2795042767894473

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor Adjunto III do Curso de Geografia (CCG/CCHL/UFPI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/CCHL/UFPI). Integrante do Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” (Universidade de Lisboa/Portugal e UFPI). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia. Especialista em Geoprocessamento e Graduado em Geografia pela UECE. Membro da Rede de Pesquisa em Geotecnologias e Geografia Física - REGGEF (UFRN/URCA/UFPI/UFPB/UPE). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq intitulado - Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino (UFPI). Coordenador do Laboratório de Geografia e Estudos Ambientais – Geoambiente/UFPI. Temas de interesse: Etnogeomorfologia, Geografia Física, Geotecnologias e Relação Sociedade/Natureza.

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Francisca Djalma Pereira Rodrigues e Silva, Seduc-PI

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (PPGPP/UFPI). Mestra em Geografia, na linha de pesquisa Ensino de Geografia, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2008). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2006). Possui formação pedagógica em nível médio – IEAF (1994-1997). Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo - GEODOC/UFPI/CNPq. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas – UFPI/ CNPq. Participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica – NEPEG, Geografia/UFG. Atualmente, é professora dos anos iniciais na Prefeitura Municipal de Teresina-SEMEC; docente de Geografia (EJA- Ensino Médio) da Rede Estadual de Ensino do Piauí-SEDUC e professora formadora do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPI. Tem experiência em Educação Infantil- SEMED/Timon (2002-2006) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e na área de Geografia, com ênfase em Geografia Ensino Médio.

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Francisco José da Silva Santos, Seduc-CE

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás– UFG (2024-2028), na linha de Ensino-Aprendizagem de Geografia (LEPEG/IESA). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de pesquisa Ensino de Geografia, da Universidade Federal do Piauí – PPGGEO/UFPI (2021). Especialista em Geografia e Pesquisa pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2022). Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu - ISESJT (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016). Atua, desde 2021, como professor efetivo pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará - SEDUC/CE. Lecionou pela Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará - CE (2019-2022) e pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí – SEDUC-PI (2017-2019). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pela UFPI, entre 2014 e 2016. Foi representante estudantil junto ao Colegiado do Curso de Geografia, no ano de 2013. É membro e pesquisador do Grupo de Estudos em Geografia, Docência e Currí- culo - GEODOC/ UFPI. Possui proximidade com as seguintes áreas temáticas da Geografia: Ensino de Geografia, Geografia Humana e Avaliação no Ensino de Geografia.

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João Rafael Rego dos Santos

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino do conteúdo de solos, ensino de Geografia e uso de recursos didáticos. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Integrante do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currí- culo - GEODOC e Núcleo de Estudos de Geografia Física - NEGEO / UESPI. Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária- PIBEU/UESPI.

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Jozemilia de Jesus dos Santos Menezes, Seduc-Parnaíba

Mestre em Geografia, na linha de pesquisa Ensino de Geografia, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí (2009); especialista em Libras pela UAPI/UFPI. Especialista em Docência no Ensino da Geografia. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2006). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2014) e Licenciatura em Geografia pela UNIASSELVI. Atua na Educação Básica, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Geografia, por meio da Docência, na rede municipal de ensino de Parnaíba-Piauí. Atua- ção em Nível Superior, nas disciplinas inerentes à área de Educação, nas Faculdades FADIRE e INTA, como professora visitante. Experiência em Educação Inclusiva, Salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). - SRM /Prefeitura Municipal de Parnaíba. Experiência no Ensino Médio, por meio da Docência na área de Sociologia, na Escola Integrada Deputado Moraes Souza (SESI) e na SEDUC-PI. Participo do Grupo de Pesquisas -GEODOC - UFPI. Atuação como professora Formadora do PARFOR, na área de Geografia e Pedagogia.

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Juscelino Gomes Lima, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Pós-Doutor em Geografia (2023). Doutor em Desenvolvimento Regional (2019). Mestre em Geografia (2014). Especialista em Turismo e Meio Ambiente (2012). Especialista em Literatura Brasileira (2009). Graduado em Geografia (2009). Graduado em Letras Português (2008). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Líder do Grupo Dinâmicas Espaciais e Ordenamento Urbano - GDEOUR/IFPI. Professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) em rede, pelo Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Piauí - PROFEPT/IFPI. Membro do comitê de avaliação das seguintes revistas: Revista Desenvolvimento em Questão - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI; Revista Colóquio, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faculdade Integrada de Taquara - FACCAT. Revista GEOTEMAS - Programa de Pós-gradua- ção em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido/UERN. Parecerista/Avaliador de projetos e atividades de pesquisa dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia do Tocantins/IFTO e do Fluminense/IFF. Avaliador de cursos de graduação e técnicos vinculados e subordinados às diretrizes de funcionamento do Conselho Estadual de Educação-CEE-PI. Possui experiência nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia Econômica e Geografia do Turismo e Meio Ambiente, com foco nos seguintes temas: Smart City’s (Cidades Inteligentes) e Cidades Criativas, transformações urbanas, planejamento e desenvolvimento urbano, urbanização em cidades médias, dinâmicas urbanas regionais e territoriais, e economia urbana. História e Memória em Educação Profissional Tecnológica.

http://lattes.cnpq.br/0954023156196528

Luciano Mascarenhas da Silva Sousa, Seduc Coroatá-MA

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - PPGGEO/UFPI. Especialista em Geografia e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Docente vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Coroatá - MA. Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, intitulado: Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino (GPE - UFPI) e Colaborador da Revista Científica Equador da UFPI. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia, ensino de Geografia e formação de professores.

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Maria Cícera da Silva Costa, Seduc-AL

Mestra em Geografia (PPGG/UFAL). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa- FERA. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Professora da rede pública e privada de ensino.

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Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Licenciatura (2003) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Doutora em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Pós-doutorado em Ensino de Geogra fia pela Universidade de Valência-Espanha (2016) através do Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior financiado pela CAPES. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UFAL. É professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia - PROFGEO da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena o Laboratório de Educação Geográfica do Estado de Alagoas - LEGAL/UFAL. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica - GPEG/UFAL. Coordenou o Curso de Especialização em Ensino de Geografia - EAD/UFAL no período de 2018-2020. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação Docente, Estágio Supervisionado em Geografia e Metodologia do Ensino em Geografia.

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Miguel da Silva Neto, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

É graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente, cursa o Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO, na Universidade Federal de Jataí - UFJ. Pesquisador vinculado ao Nú- cleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica - NEPEG, ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade - NUPEC, ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia - NUPEG, à Rede Ibero-Americana Projeto Nós Propomos!, ao Grupo de Pesquisa e Extensão Educação Geográfica e Cartografia para Escolares - EducartGeo e ao Grupo de Pesquisa Geografia, Docência e Currículo - GEODOC. Possui interesse em temas como: Ensino de Geografia com ênfase na formação de professores, Escala geográfica, Geografia escolar, Ensino e Aprendizagem em Geografia, Saberes docentes, Geografia e Cidadania, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Aprendizagem Colaborativa.

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Raimundo Gerson de Sousa Silva, SEMED em Itapecuru Mirim-MA

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFPI), faz parte do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre Urbanização, Política e Cidadania (GEURBPOCI). É Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2016). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana. Atualmente, conta com duas especializações: uma no Ensino de Geografia e outra em Mobilidade Urbana e Trânsito, ambas pela Faculdade Futura-(FF). Produz trabalho científico na área de Mobilidade Urbana, dentro da vertente da Geografia Urbana. Além disso, é professor da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em Itapecuru Mirim-MA.

http://lattes.cnpq.br/8134146267288781

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós- -Graduação em Ensino (PPGE). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFPI). Coordenador do Projeto Nós Propomos! UERN Pau dos Ferros. Pesquisador do Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-America nas (Rede OPPALA). Avaliador do Basis/INEP Perfil Institucional. Membro da Comissão de Pós-Graduação Latu-sensu (CPPLS). Professor efetivo da Educação Básica em São Bento-PB (2001-2007). Coordenador de Curso de Graduação (2010-2011 e 2016-2018). Membro Titular da Comissão de Extensão (2012-2012). Membro Titular do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2012-2014). Assessor da PROPEG para os Campi e periódicos (2013-2014). Bolsista de Produtividade da UERN (2014-2016). Vice coordenador do Programa de Pós- -graduação em Ciências Sociais e Humanas-PPGISH (2013-215). Coordenador de área do Projeto PIBID Geografia (2018-2020 e 2020-2022). Estudos centrados no pensamento de Jurgen Habermas no campo da Geografia e da Educação Geográfica. Temas de estudo e pesquisa: Educação Geográfica do Agir Comunicativo com destaque para a Didática da Geografia e a Comunicação Linguística; Geografia Escolar do Mundo da Vida e Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais; Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado; Currículo, Cultura e Identidade Docente Pós-convencional.

http://lattes.cnpq.br/8412414250233687

Sérgio Claudino Loureiro Nunes, Universidade de Lisboa

Licenciatura em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Lisboa (1981), mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local pela Universidade de Lisboa (1992), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa (2002). Professor Auxiliar com nomeação por tempo indeterminado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e Investigador Principal do Centro de Estudos Geográficos-IGOT-UL. Coordenador do Mestrado em Ensino de Geografia da Universidade de Lisboa. Coordenador do Centro de Formação de Professores do IGOT-UL. Membro da Direção do GEOFORO-Foro Ibero-americano de Educação, Geografia e Sociedade. Coordenador nacional e internacional do Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Colaborador do Centro de Estudos e Intervenção em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, colaborador estrangeiro de Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas/RETLEE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI; membro estrangeiro do grupo de pesquisa Cidade e Meio Ambiente/CNPq, Universidade Federal do Tocantins; colaborador estrangeiro no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, Geografia, educação geográfica, ensino experimental de Geografia, formação de professores e manuais escolares. Tem colaborado com diversas universidades, sobretudo brasileiras e espanholas. Tem diversa obra publicada e orientado diversas dissertações de mestrado e doutoramento.

http://lattes.cnpq.br/8727109556137218

Thayssa Sthefany Sousa Saraiva

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Advogada inscrita nos quadros da OAB-PI desde 2018. Pós-graduada em Processo Civil e Direito Civil pela Faculdade Ademar Rosado. Pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo pela ESA-PI. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Gradua- ção em Geografia da UFPI.

http://lattes.cnpq.br/3587214505312215

Valdinar Pereira do Nascimento Junior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/UFPI, Licenciado em Geografia pela Univer sidade Federal do Piauí - UFPI (2021). Integrante do Grupo de Pesquisa Geografia, Docência e currículo - GEODOC/UFPI/CNPq. Desempenhou a função de bolsista pelo Programa Residência Pedagógica (2018 -2019). Ministrou Estágio Docente na UFPI, com a disciplina de Educação Ambiental em 2022. Desenvolve pesquisas voltadas para o Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Geografia e Cidadania. Foi bolsista da FAPEPI-Piauí.

http://lattes.cnpq.br/9653455818164649

Capa Geodoc Publicações 2025

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Publicado

1 agosto 2025
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