Ensino de geografia avanços, perspectivas e possibilidades

Autores

Raimundo Lenilde de Araújo (ed)
Universidade Federal do Piauí
https://orcid.org/0000-0002-5491-0996
Armstrong Miranda Evangelista (ed)
Universidade Federal do Piauí
https://orcid.org/0000-0002-5964-8413
Andréa Lourdes Monteiro Scabello (ed)
Universidade Federal do Piauí
https://orcid.org/0000-0003-2446-6529

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Perspectivas e possibilidades

Sinopse

O volume 8 da Série Geografia em Debate, intitulado Ensino de geografia: avanços, perspectivas e possibilidades, traz uma coletânea de textos abordando temas atuais e relevantes sobre o ensino de Geografia, resultantes das reflexões e pesquisas de professores do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, na condição de orientadores e orientados.

Percorre-se um espectro temático que compreende estudos diversos sobre a cidade, formação de professores, ensino da cartografia na educação básica, relevo no livro didático, TDICs no ensino de Geografia, avaliação da aprendizagem em Geografia, currículo de Geografia, pensamento espacial e raciocínio geográfico, ensino de Geografia e inclusão escolar, língua imagética no livro didático.

Estamos diante de um conjunto diversificado de produções no âmbito do PPGGEO, cobrindo conceitos, conteúdos, métodos e avaliação, que revelam os interesses dos pesquisadores envolvidos, preocupados com questões essenciais relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Os leitores terão acesso a discussões recentes no campo da produção acadêmica da Geografia Escolar, aprofundadas durante a pesquisa na pós-graduação.

ISBN: 978-65-5421-079-9 - e-book - pdf
ISBN: 978-65-5421-080-5 - papel

Capítulos

  • Propostas para o ensino de cidade mediado por tecnologia digital
    Alice Silva Costa Alelaf, Mugiany Oliveira Brito Portela
  • O perfil do professor de geografia do município de Barras-PI
    diagnóstico nos anos finais do ensino fundamental
    Arlane Silva de Sousa, Josélia Saraiva e Silva
  • A contribuição da cartografia escolar no ensino da geografia na educação básica
    Eduardo de Almeida Cunha, Armstrong Miranda Evangelista
  • Relevo no livro didático de geografia
    avanços, permanências e retrocessos
    Eduardo Rafael Franco da Silva, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Tecnologias da Informação e Comunicação e ensino de geografia
    novos caminhos
    Francisco Eufrázio Feitosa Cavalcante, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Avaliação da aprendizagem de geografia em escolas de tempo integral de Campo Maior-PI
    normativas, concepções e práticas
    Francisco José da Silva Santos, Raimundo Lenilde de Araújo
  • Professores de geografia e currículo
    qual representação social é construída?
    Marcos Vinicius de Andrade Ribeiro, Josélia Saraiva e Silva
  • O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
    Maria do Desterro da Silva Barbosa, Bartira Araújo da Silva Viana
  • Ensino de geografia através do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)
    uma perspectiva sobre a inclusão escolar
    Pedro Ricardo Santos da Silva, Andréa Lourdes Monteiro Scabello
  • Livro didático de geografia do ensino médio
    análise e discussão da linguagem imagética
    Rosana Soares de Lacerda, Raimundo Lenilde de Araújo

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Biografia do Autor

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutorado em Ensino de Geografia/Educação Ambiental; Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). É professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com atividade profissional no curso de Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFPI e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/Doutorado/UFPI, realização de estudo, pesquisa, extensão, publicação, orientação e supervisão, formação contínua de Docentes em Geografia com ênfase em Geografia Humana: Geografia urbana; espaço urbano e instituições educacionais; história do pensamento geográfico; estágio curricular para o ensino em Geografia; história da disciplina Geografia; metodologias do ensino de Geografia; currículo, avaliação e ensino de Geografia e educação ambiental, além de participação em bancas examinadoras de graduação, pós-graduação e concursos públicos. Tem experiência no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. Tem participação em eventos nacionais e internacionais, articulações acadêmicas com institutos e universidades brasileiras, como UFG, UFC, UnB, UFPB, UFRN, UFSC, UVA, UFRR, IFPI, e internacionais como a Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra, em Portugal e a Universidade de Valência, na Espanha. É Membro Efetivo do Conselho Mundial, Embaixador no Brasil e Coordenador, no Piauí, do Projeto Nós Propomos!. Em gestão, exerce a função de Coordenador Geral da Feira de Profissões da UFPI desde julho/2013. Foi coordenador de Graduação da Licenciatura em Geografia da UFPI, 04/2012 e 04/2016, Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia/PPGGEO/UFPI, 04/2017 e 04/2019 e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia/PPGGEO/UFPI, 04/2019 a 04/2021. Em Pesquisa, é líder do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo/GEODOC/UFPI/CNPq e líder do Grupo de Estudos em Urbanização, Política e Cidadania/GEURBPOCI/UFPI/CNPq. Participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG, Geografia/UFG e do Grupo de pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia/GEAF/UnB. É membro efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e é membro da Rede de Pesquisadores Norte e Nordeste de Geografia - RENNEGEO. Idealizador e atual coordenador do Laboratório de Formação Docente e Ensino de Geografia - LAFODEG, Geografia/UFPI. Avaliador Institucional e de Cursos Superiores de Geografia do SINAES BASis/MEC. Também faz palestras motivacionais sobre profissões e assuntos relacionados à Geografia.

https://orcid.org/0000-0002-5491-0996

Armstrong Miranda Evangelista, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1993), Especialização em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Pós-Doutorado em Geografia, linha Ensino de Geografia, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2018-2019). Atualmente é professor efetivo Associado III da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia escolar, educação e currículo de Geografia. Participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia - NUPEG, desde a sua fundação até os dias atuais, sendo o atual Coordenador. Coordena ainda o grupo de pesquisa GEOEDUC no CNPQ.

https://orcid.org/0000-0002-5964-8413

Andréa Lourdes Monteiro Scabello, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada III do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação - PPGGEO-UFP ((2019-2020), Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/CCHL (2016-2018),Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia - PPGAArq/UFPI (2012-2013), professora do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt/UFPI (2010 até março de 2020), Chefe de Curso do Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre UFPI (2009-2011), Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/UFPI (2011 até 2021), Professora Colaboradora do PPGGEO-UFPI (201 até o presente) Professora do Curso de Licenciatura em Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR (2013/2014), Doutora em Ciências (área de concentração Geografia Física / USP, 2004), Mestre em Ciências (área de concentração em Arqueologia/ USP, 1997), Especialização em Ciências Sociais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo,1996), graduação em Pedagogia (UNINOVE, 2006) Bacharel em Geografia (USP, 1989), Licenciada em Geografia (Faculdade de Educação/USP, 1991), Coordenadora do curso de Licenciatura em História e Geografia (Faculdades Integradas Teresa Martin, 2006-2008). Parecerista da Editora Saraiva (2001-2004). Assessora do MEC/PNUD (2000-2001). Professora de Geografia no Ensino Médio e Fundamental de escolas particulares de São Paulo (1992-2008). Tem experiência na área de Educação Geográfica e Arqueologia com interesse nos temas: educação patrimonial e educação ambiental, ensino de Geografia, educação geográfica inclusiva, cartografia afetiva, patrimônio cultural.

https://orcid.org/0000-0003-2446-6529

Alice Silva Costa Alelaf, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2016), especialização em Geografia Física e das populações pela Universidade Cândido Mendes (2018) e mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI (2021). Pesquisa sobre os seguintes temas: tecnologias digitais no ensino de Geografia, ensino de cidade e cartografia. Atualmente é professora substituta da rede Estadual de Educação do Piauí e do Instituto Federal do Piauí.

https://orcid.org/0000-0003-3732-3359

Mugiany Oliveira Brito Portela, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2000), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente é professora do curso de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí e professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, ensino de cidade e currículo. Participa do GCEF, NUPEG, GAAE e NEPEG. Foi coordenadora da RP de Geografia e atualmente é coordenadora do PIBID Geografia-UFPI.

https://orcid.org/0000-0001-5645-2303

Arlane Silva de Sousa, rede municipal de ensino no município de Barras-PI

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Desenvolvimento com o Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014/UVA-CE). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2013/UESPI) e Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), na modalidade EAD. Possui experiência na área de Geografia como professora da Educação Básica no Ensino Fundamental SEMED/Barras e no Ensino Médio SEDUC/Barras-PI. No Ensino Superior, como professora formadora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Programa de Formação Superior do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e Professora Tutora à Distância do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD/UFPI). Atuou no ano de 2021, como Supervisora Pedagógica na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Município de Barras-PI. Participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG) - GEOEDUC da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua na ciência geográfica, com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia tendo como base Teorias Educacionais. Realizou pesquisa de nível de Mestrado como bolsista vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2019 a 2021. Atualmente, professora de Geografia do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino no município de Barras-PI e Técnica de Ensino Aprendizagem do Circuito de Gestão da rede estadual de ensino do Piauí, vinculada à 2ª Gerência Regional de Educação.

https://orcid.org/0000-0002-6583-8328

Josélia Saraiva e Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1992). Atualmente exerce o cargo de Professora Associada III no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí e atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) dessa mesma instituição, na qualidade de docente permanente. Atuou durante dezoito anos como Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (DEMEC-PI). Foi professora da rede municipal de ensino em Teresina - Piauí, no período de 1993 a 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia escolar, representação social, aprendizagem significativa e metodologias para o ensino de Geografia.

https://orcid.org/0000-0001-5168-4228

Eduardo de Almeida Cunha, Rede Estadual do Maranhão SEMEDUC

Possui graduação em licenciatura plena em Geografia (2004) e especialista em metodologia do ensino de Geografia (2006) ambos pelo Centro de Estudos Superiores de Caxias e mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Piauí (biênio 2018-2019). Atualmente é professor da Rede Estadual do Maranhão SEMEDUC (desde 2018) e Rede Municipal de Caxias - SEMECT. Atuou nos anos de 2011 e 2012 como professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão e, também, como coordenador de Geografia na rede municipal de Caxias/MA. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia escolar, ensino e educação infantil. É membro da academia sertaneja de letras, educação e artes de Caxias/MA - ASLEAMA e criador da Pedagogia de Quintais.

https://orcid.org/0000-0001-5666-0815

Eduardo Rafael Franco da Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2018), Mestre em geografia (UFPI/2021). Professor substituto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Tem experiência na área de geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, recurso didático, maquete, livro didático e espaço urbano.

https://orcid.org/0000-0002-3970-2355

Francisco Eufrázio Feitosa Cavalcante

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010.2). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior com ênfase em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2013.1). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (turma 2014/2016). Atuou como professor substituto de Geografia (5° ao 9° Anos) na Escola Municipal Humberto Reis da Silveira. Atuou como professor formador no Campus Wilson Brandão/ Valença-PI (2017.1), ministrou a disciplina Cartografia Escolar (ch 60). Atuou como professor formador no Campus Dep. Jesualdo Cavalcante Barros em Corrente-PI (2017.2), ministrou a disciplina Organização Espacial do Piauí (ch 60). Atuou como professor formador/supervisor no Polo UESPI Pedro II, ministrou a Disciplina Estágio Supervisionado I 2018.1) e Estágio Supervisionado II (2018.2).

https://orcid.org/0000-0003-1345-9315

Francisco José da Silva Santos, Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de pesquisa Ensino de Geografia, da Universidade Federal do Piauí - PPGGEO/UFPI (Biênio 2019/2021). Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu - ISESJT (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016). Atualmente leciona no Ensino Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará. Lecionou pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), atuando em um Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) na 5ª Gerência Regional de Educação em Campo Maior-PI (20017-2019). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFPI de 2014 a 2016. Foi representante estudantil junto ao Colegiado do Curso de Geografia no ano de 2013. É membro e pesquisador do Grupo de Estudos em Geografia, Docência e Currículo - GEODOC/ UFPI. Possui proximidade com as seguintes áreas temáticas da geografia: Ensino de Geografia, Geografia Humana e Avaliação no Ensino de Geografia.

https://orcid.org/0000-0002-4318-8133

Marcos Vinicius de Andrade Ribeiro

Possui graduação em Geografia pela UESPI (2015) e Pedagogia pela FAEL (2019). Especialização em Geografia do Brasil pela FIS (2017) e mestrado em Geografia pela UFPI (2021). Atua como professor efetivo da rede pública de ensino da educação básica. Desenvolve pesquisas relacionadas a Geografia e Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, educação e currículo, representações sociais e políticas públicas educacionais.

https://orcid.org/0000-0003-2359-0798

Maria do Desterro da Silva Barbosa, Rede Municipal de Educação de Teresina-PI

Mestra em Geografia pelo PPGGEO/UFPI. Especialista em Docência do Ensino Superior (Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu, ISEJT, Brasil). Professora efetiva de Geografia da Rede Municipal de Educação de Teresina-PI e da Rede Municipal de Educação da cidade de Timon. Tem experiência na área de Geografia no Ensino Superior, com ênfase em Estágio Supervisionado, atuando principalmente nas seguintes áreas: Relatório Estágio Supervisionado e Relatório de Estágio. Na educação básica se destaca orientando estudantes para olimpíadas de conhecimento científico. Desenvolve pesquisa na linha: ensino de Geografia; faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG).

https://orcid.org/0000-0002-8680-0310

Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Geografia pelo IGC/UFMG. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo (TROPEN/UFPI). Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia e Licenciada em Geografia (UFPI). Professora efetiva Associada I da Coordenação do Curso de Geografia (UFPI). Professora permanente e Coordenadora do Mestrado em Geografia (PPGGEO/UFPI). Coordenadora dos cursos de Geografia e História do Parfor/UFPI. Tem experiência em Ensino de Geografia, Análise Ambiental, Geografia da Indústria e Serviços, Biogeografia, Geografia do Turismo e Geografia Urbana. É membro dos grupos de pesquisa: GERUR (UFPI), GEODUC/NUPEG (UFPI), GAAE (UFPI) e Cidade, Processos Urbanos e Políticas Públicas (IFPI), vinculados ao CNPq.

https://orcid.org/0000-0002-7288-3119

Pedro Ricardo Santos da Silva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Especialista em Geografia e Ensino, Universidade Estadual do Piauí - UESPI e especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. É professor efetivo no Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Piauí - IFPI, Campus Angical do Piauí. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Inclusão e Políticas Públicas (CNPq) do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Trabalhou na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, na Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI) e em inúmeras escolas privadas, na Educação Básica, na cidade de Teresina. Tem experiência em Educação no Ensino Básico e Superior nos cursos de Graduação em Geografia e áreas afins. Principais áreas de atuação: Ensino Técnico Integrado ao Médio na área de Geografia e Subsequente/ Concomitante na área de Planejamento e Gestão Ambiental. Mestre em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Experiência nas áreas de Ensino de Geografia, Educação especial, Educação Inclusiva e Desenho Universal da Aprendizagem (DUA).

https://orcid.org/0000-0002-9496-2109

Rosana Soares de Lacerda, SEDUC - PI

Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Especialista no Ensino de Geografia pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED; Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2012). Capacitação em Saúde do Trabalhador pelo Instituto de Educação Piauiense - IEP. Medalha de Ouro na I Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas do Estado do Piauí, realizada pela Coordenação do Departamento de Matemática da UFPI e pela SEDUC-PI. Atualmente é coordenadora da Unidade Escolar José Marques - 13ª GRE - SEDUC - PI e membra do grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo - GEODOC/UFPI; Possui experiência no Ensino Superior como Professora do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR, professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI , e professora Tutora do Curso de Licenciatura em Geografia na modalidade de Educação a distância da Universidade Federal do Piauí - UFPI e no Ensino Básico: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos-EJA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Ensino de Geografia e Formação de Professores.

https://orcid.org/0000-0002-1478-450X

Capa do livro Ensino de geografia avanços, perspectivas e possibilidades

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Publicado

1 maio 2023
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