Dinâmicas urbanas e ambientais, representações sociais e práticas docentes
Palavras-chave:
1. Pesquisa. 2. Geografia. 3. Meio ambiente. 4. Formação docente. 5. Ensino. 6. Planejamento urbanoSinopse
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Piauí apresenta orgulhosamente o volume 3 da série Geografia em Debate. Esta obra, focada em pesquisas que se enquadram na temática dinâmicas urbanas e ambientais, assim como nas representações sociais e práticas docentes, traz 10 capítulos originados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes e professores vinculados ao Programa. Mais do que um apanhado destas pesquisas, a série contribui com subsídios para uma mais bem embasada discussão sobre as diferentes interpretações das transformações no ambiente urbano e natural. Também discorre sobre as experiências e sentimentos de pertencimento ao espaço, dando sentido ao conceito de lugar geográfico. Aborda ainda as representações sociais de aspectos espaciais, a problemática do livro didático e o papel que o professor de Geografia pode e deve desempenhar na formação de cidadãos conscientes de tais desafios.
Parabéns aos organizadoras e autores que merecem elogios por aceitarem esse desafio e alcançarem admiravelmente seus objetivos.
Que todos tenham uma boa leitura!
ISBN: 978-85-67960-81-4
Capítulos
- 
								ESPACIALIZAÇÃO DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NA CIDADE DE TERESINA (PI), MEDIANTE O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE
- 
								A EXPANSÃO HORIZONTAL DE TERESINA E AS TENDÊNCIAS RECENTE DE ADENSAMENTO URBANO
- 
								USO E COBERTURA DA TERRA NA PONTA DE ITAPARI, ZONA COSTEIRA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MARANHÃO
- 
								MAPEAMENTO DAS UNIDADES DE RELEVO DA FOLHA DSG SA23 Z-D-V, PIAUÍ
- 
								O SENTIDO DO LUGAR GEOGRÁFICOExperiências e vivências dos personagens da obra Beira Rio Beira Vida e Francisco de Assis Almeida Brasil
- 
								PLANÍCIE COSTEIRA DO ESTADO DO PIAUÍRelação solo e paisagem
- 
								A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- 
								CHARGE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIAAnálise de obras do PNLD
- 
								REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIDADE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Downloads
 
			Downloads
Publicado
Séries
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
 
						




