Fazendo ciência nos sertões: Experiências e idealizações no Seridó

Autores

Helder Alexandre Medeiros de Macedo (ed)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
https://orcid.org/0000-0002-5967-7636

Palavras-chave:

Ciência, Nordeste, Seridó, Educação

Sinopse

Fazendo ciência nos sertões: experiências e idealizações no Seridó é um livro decorrente de um conjunto de ações realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGHC-UFRN) com vistas a contribuir com a divulgação científica no semiárido, partindo das investigações desenvolvidas no âmbito do Curso de Mestrado em História dos Sertões. É resultado direto da primeira etapa das ações do projeto Sertões em foco: História e Educação Científica, aprovado originalmente no Edital 03/2020, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) - convocação de Programas de Pós-Graduação (PPGs) emergentes e em consolidação do Rio Grande do Norte a participarem do Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN. Após aprovado, passou a integrar o conjunto de projetos atrelados ao Edital nº 14/2021-FAPERN - apoio a programas de pós-graduação para o desenvolvimento científico do Rio Grande do Norte, com ênfase em educação científica, energias renováveis e Covid-19 e outros agravos à saúde, com recursos do Governo do Estado, compondo, desse modo, o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN (2021-2025). O projeto Sertões em foco: História e Educação Científica tem como premissa suprir carências, no que diz respeito às ações de divulgação do conhecimento científico realizadas pelo PPGHC-UFRN. O programa mobiliza uma área de concentração em torno do domínio temático da História dos Sertões. Reforçamos, desse modo, a especificidade e a inovação dessa área de concentração, vez que é a primeira, no Brasil, a dedicar-se, explicitamente, ao campo da História dos Sertões enquanto um domínio investigativo. A proposta do projeto, assim, converge para a área prioritária da Educação Científica, campo da ciência que têm se dedicado à tarefa de compartilhar informações relacionadas à produção do conhecimento científico junto a indivíduos que não são, tradicionalmente, considerados como parte da comunidade universitária, por exemplo.

ISBN: 978-65-5421-053-9

Capítulos

  • Uma identidade sertaneja
    leituras do sertão de Oswaldo Lamartine de Faria
    Natália Raiane de Paiva Araújo
  • O Club Romeiros do Porvir e a cidade do Crato no alvorecer do Século XX
    Johnnys Jorge Gomes Alencar
  • Imagens sertanejas em quadrinhos potiguares (1992-2015)
    Filipe Viana da Silva
  • Por novos e múltiplos sertões
    Evandro dos Santos
  • Os sertões em/na moda
    Marcelino Gomes dos Santos
  • Outras famílias do Seridó
    uma proposta para se refletir sobre as mestiçagens no sertão do Rio Grande do Norte
    Helder Alexandre Medeiros de Macedo
  • O sertão a partir do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
    Ledson Marcos da Silva
  • Diálogos sertanejos
    sertão e alfabetização
    Laísa Fernanda Santos de Farias
  • Seridó
    Alda Medeiros, Matheus Santos
  • A história dos sertões em novas perspectivas
    contribuições para construção de um campo de pesquisa
    Evandro dos Santos, Helder Alexandre Medeiros de Macedo, Joel Carlos de Souza Andrade

Biografia do Autor

Helder Alexandre Medeiros de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

É historiador e professor de História, vinculado ao Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua, como docente permanente, nos Programas de Pós-Graduação em História dos Sertões (PPGHC-UFRN) e História e Espaços (PPGH-UFRN).

https://orcid.org/0000-0002-5967-7636

Natália Raiane de Paiva Araújo

Mestra em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN.

https://orcid.org/0000-0003-2904-0244

Johnnys Jorge Gomes Alencar

Mestre em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN e, atualmente, doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

https://orcid.org/0000-0002-6068-0664

Filipe Viana da Silva

Mestre em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN.

https://orcid.org/0000-0002-0939-8559

Evandro Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Departamento de História do CERES-UFRN e docente permanente do PPGHC-UFRN.

Marcelino Gomes dos Santos

Mestre em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN.

https://orcid.org/0000-0001-8864-5126

Ledson Marcos da Silva

Mestre em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN e, atualmente, doutorando em História pela UFPE.

https://orcid.org/0000-0002-5340-8494

Laísa Fernanda Santos de Farias

Mestra em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN e, atualmente, doutoranda em Educação pela UFRN.

Alda Medeiros

Mestra em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN.

Matheus Santos

Mestre em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN.

https://orcid.org/0000-0002-0794-718X

Joel Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em História pela Universidade de Coimbra, professor do Departamento de História do CERES-UFRN e docente permanente do PPGHC-UFRN.

https://orcid.org/0000-0003-2141-0212

Capa Fazendo ciência nos sertões: Experiências e idealizações no Seridó

Downloads

Publicado

fevereiro 1, 2023
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.