Formação de professores e experiências em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Pandemia, Formação de professores, Cenário de mudança, Professores, Novas tecnologiasSinopse
O cenário atual, marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e principalmente pela crise na saúde, coloca-nos diante de temas cruciais da vida, entre os quais a educação. Os profissionais da educação, em especial os professores, dispõem de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e disponibilizar um ambiente de aprendizagem colaborativo. Estamos todos (re)aprendendo a conhecer, a comunicarmo-nos, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico. Ressaltamos, especificamente neste período pandêmico, que as tecnologias são extensões inerentes ao ser humano dentro do ciberespaço e cada vez mais exercem primazia como recursos para a educação. Assim, os capítulos que compõem esta obra proporcionam espaços e reflexões para a (re)construção do saber, ao ensinar e aprender, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos científicos e produzir significados em suas práticas e áreas do conhecimento, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional que busca atualização contínua, a partir da formação.
ISBN: 978-65-87429-97-7 - e-book - pdf
Capítulos
-
Aulas remotas na educação básicaImplicações para a formação de professores
-
Formação de professoresReflexões em tempos de incerteza
-
Formação inicial de pedagogos(as) para o ensino de matemáticaA proposta curricular do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
-
A formação de professores para a educação ambiental frente aos desafios da ambientalização curricular das instituições
-
Formação de professores no BrasilDa lei das escolas de primeiras letras - 1827 ao decreto presidencial nº 6.755 - 2009
-
A formação de professores de matemática e que ensinam matemática e suas implicações para a prática pedagógica
-
Avaliação da aprendizagem e formação de professoresUma reflexão entre teoria e prática
-
Formação de professores para o uso de tecnologias digitaisExperiências exitosas da Universidade Federal de Sergipe durante a pandemia
-
O bacharel na docênciaUm estudo sobre a atuação do professor bacharel no ensino no Instituto Federal do Pará- campus Santarém
-
Pipa tetraédrica de Graham BellUma experiência pedagógica no processo de formação continuada de professores para o ensino de geometria
-
Educação a distância em tempos de pandemiaUma análise das relações educacionais
-
A sequência didática digital na produção virtual de paródias
-
Desafios para o desenvolvimento da educação ambiental no semiárido de Sergipe
Downloads
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.